Tem alguma dúvida ou pergunta? 21 302 892

Bem-vindo à Rede para o Desenvolvimento da Primeira Infância

A Rede para o Desenvolvimento na Primeira Infância abreviadamente designada por RDPI é uma pessoa colectiva de direito privado, sem fins lucrativos, de carácter humanitário, dotada de personalidade jurídica, autonomia administrativa, financeira e patrimonial.

Sede e Delegações

A RDPI tem a sua sede na cidade de Maputo e exerce a sua actividade em todo o País

A RDPI poderá, por deliberação do Conselho Nacional, criar Representações Regionais da Primeira Infância sempre que tal seja considerado necessário para um melhor desenvolvimento das suas actividades

As organizações da RDPI País assumirão a figura de Representações Regionais da Primeira Infância

 
Estabelecido um ambiente nacional estimulante e de investimento sinérgico, sistémico e sistemático para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança na primeira infância em Moçambique. Visão
Contribuir para melhorar e garantir o desenvolvimento holístico da criança na primeira infância em Moçambique através da advocacia e partilha de evidências e conhecimento entre os diferentes actores. Missão
 

Valores da R-DPI

No que respeita à fundamentação do posicionamento que os membros desta rede desejam assumir na sua acção e na interpretação dos direitos e liberdades das crianças e suas famílias, os seus fundadores socorrem-se de Amartya Sen que concebe o desenvolvimento como um processo de expansão de liberdades que as pessoas gozam: “o desenvolvimento tem de estar relacionado sobretudo com a melhora da vida que levamos e das liberdades que desfrutamos”.
 
As privações de liberdade no mundo e nos países pobres são definidas por Sen como sendo dentre outras as fomes colectivas e subnutrição, péssimas condições de educação, saúde, alimentação. Em função disso, Sen (2010) ressalta a importância das liberdades instrumentais (liberdades políticas, dispositivos económicos, oportunidades sociais, garantias de transparência e previdência social) na contribuição para as pessoas viverem livremente. Assim, e com estes fundamentos (e os anteriores que se relacionam com a definição de REDE), a R-DPI estabelece como seus valores:
  • Respeito

    Na sua origem em latim, a palavra respeito significava "olhar outra vez". Assim, algo que merece um segundo olhar é algo digno de respeito. Os membros desta rede assumem uma postura de respeito uns pelos outros, pela experiencia, conhecimento, contexto e referências socioculturais de cada uma das organizações e os seus diferentes “stakeholders”.
  • Sinergia

    a soma das partes é muito mais do que a soma aritmética – os membros desta REDE comprometem-se na acção conjunta com vista a obter um resultado superior ao que seria obtido isoladamente por cada um deles.
  • Comprometimento

    significando a identificação e envolvimento pleno de cada um dos membros com os objectivos da REDE empregando o seu saber e tempo para que os mesmos possam ser alcançados.
  • Accountability ou “responsabilidade com ética”

    em todos os aspectos da sua actuação não só para com os seus membros, como também para com todos os diferentes stakeholders da REDE. Isto exige de todos os membros a assunção de responsabilidade pelas acções, produtos e decisões da R-DPI, mas também que aqueles membros nomeados para posições de liderança na rede façam a administração, governação e implementação dentro do alcance do seu papel ou posição, assente na obrigação de informar, explicar e consultar os constituintes da mesma.

Nossos Objectivos

É por isso que a R-DPI definiu como objectivos:
É por isso que a R-DPI definiu como objectivos:
  • Desenvolvimento Integral e Harmonioso

    Contribuir para o desenvolvimento integral e harmonioso da criança no quadro de uma abordagem multissectorial, de advocacia e monitoria entre os diferentes actores sociais para a criação de um ambiente nacional estimulante e de investimento no Desenvolvimento na Primeira Infância.

  • Bem-estar

    Promover o bem-estar e o desenvolvimento integral da criança com base numa visão nacional da Criança, segmentada pelos diferentes subsistemas.

  • Acções

    Promover acções que visem, entre outros, o crescimento cognitivo, desenvolvimento físico, da linguagem, habilidades motoras, adaptativas e aspectos sócioemocionais.

  • Prácticas e Aprendizagens

    Promover práticas e aprendizagens adequadas que ajudem a melhorar os múltiplos processos de desenvolvimento da criança entre o período pré-natal e os primeiros cinco/seis anos de idade.

  • Aptidões Intelectuais

    Estimular o aumento de aptidões intelectuais da criança.

  • Oportunidades

    Contribuir para o rompimento do ciclo de falta de oportunidades em crianças com menos recursos.

  • Aprendizagem

    Estimular processos de aprendizagem que tenham o enfoque no ambiente, potencialidades e interesses da criança.

Sobre a Rede DPI

 
logo rdpi v5A Rede para o Desenvolvimento na Primeira Infância (R-DPI) é formada por um conjunto de entidades e pessoas singulares que actuam na promoção e defesa dos direitos da primeira infância e de forma específica na promoção do acesso a serviços integrados e holísticos de educação da criança dos 0 aos 5 anos de idade.

Parceiros

unicef

Contactos

Morada: Av. 24 de Julho, nr 723 S/L Esq.(Torre do Índico) - Maputo, Moçambique

Telefax: +258 21-302-892
+258 21-302-893

Facebook

Top